top of page

A Dinâmica do percurso...

   Este percurso consistiu em várias paragens ao longo do campus. Para este fim, a turma foi organizada em grupos de trabalho . Cada grupo ficou responsável por dinamizar uma paragem.

   Foi convidada uma turma de crianças que frequentava o 1.º CEB  - 4.º ano, para participar no circuito criado pela turma. As crianças foram divididas em dois grupos - cada grupo realizou o circuito seguindo pontos distintos. Cada grupo de crianças foi acompanhado pelas professoras e por guias da atividade (estudantes da turma). Esta decisão permitiu uma melhor organização, tendo ainda em consideração todas as regras da DGS, como o uso da máscara, o distanciamento e o uso dos desinfetantes (dado ter sido dinamizado em período de pandemia).

   As guias tiveram um papel importante na promoção da atenção das crianças durante as dinâmicas em cada paragem, isto tudo com muita diversão pelo meio. Para dar ênfase a determinados conteúdos,  as guias iam fazendo algumas perguntas pelo caminho entre as paragens, como por exemplo o significado da palavra espécie, a importância da biodiversidade, o que seriam as alterações climáticas, entre outras. Foram também colocadas questões relacionadas com as espécies do campus, complementando o tema do circuito, certificando-se que compreendiam o que eram espécies autóctones, exóticas, de folha caduca e persistente usando, como exemplo, espécies existentes no campus.

   

Verde Ilustração Proteção Ambiental Cartaz (1)[6639]1.png

   Cada paragem tem o seu nome e tema específico, existindo um total de 6 paragens sendo estas as seguintes: a) “Hotel para Insetos”, que tal como o nome indica envolve a construção de de um hotel para insetos; b) “Moldar a Natureza” que consiste na elaboração de moldes personalizados de elementos da natureza; c) “Incentivar o Futuro” envolve a identificação e caraterização de três espécies vegetais; d) “O Feijoeiro Mágico” que inicia com o conto do Jõao pé de feijão contemplando um jogo; e) “Detetives do Ambiente” com o objetivo de consciencializar para a importância da Biodiversidade utilizando as texturas; e f) “A Natureza dos Sentidos” onde as crianças aprendem a importância da reciclagem e como se faz corretamente a triagem de resíduos.

   Em cada paragem, está prevista a oferta de uma lembrança e a avaliação das dinâmicas.

   Convidamos a consultar a planificação de cada uma destas paragens mais detalhadamente na aba associada a "Dinâmicas".

bottom of page