top of page

Um pouco de história em relação às Instalações do IPSantarém e das Escolas do Campus...

   O Instituto Politécnico de Santarém nem sempre foi como o conhecemos na atualidade, aliás a sua edificação já tem umas décadas, pois outrora este era o colégio de Nossa Senhora dos Inocentes.

   O antigo colégio Andaluz localizava-se nos espaços onde atualmente funcionam os serviços centrais do Instituto Politécnico de Santarém e das Escolas Superiores de Educação e de Gestão.

  O colégio de Nossa Senhora dos Inocentes, conhecido como colégio Andaluz na cidade de Santarém, foi a segunda grande instituição fundada por Luiza Andaluz na cidade de Santarém. Este foi criado para camuflar uma congregação religiosa e acabou por sofrer uma evolução que fez dele uma prestigiada instituição de ensino, em funcionamento durante cerca de meio século (Manique, 1999).

   Segundo Manique (1999), a 15 de outubro de 1923, entrou em funcionamento o colégio com a designação de “Pensionato de Nossa Senhora dos Inocentes” e dispunha, logo no primeiro ano, de professoras de instrução primária e secundária e entraram cerca de uma dúzia de alunas, número que foi subindo ao longo dos anos. Só em 1941 o colégio obteve o Alvará de legalização do seu funcionamento e estabelece-se então um número máximo de 100 alunas.

   A propriedade do colégio pertenceu a Luiza Andaluz até 1949 e ministrou também o curso do Conservatório Nacional e um Curso doméstico, que incluía noções elementares de enfermagem e programas próprios. Mais tarde, em 1954 observou-se um crescimento do colégio, quando os ensinos infantil e primário passaram a funcionar no edifício fronteiro ao palácio, ficando as salas de aula do edifício-sede reservadas apenas ao ensino liceal. A necessidade de expansão do colégio e a degradação do Palácio Andaluz, aliadas à pressão do Ministério da Educação Nacional conduziram à Necessidade de construção de novas instalações, projetadas para o planalto do Moinho do Fau e iniciadas a 1956 (Manique, 1999).

   A 1973 foi instalado, num dos blocos, a Escola Superior de Enfermagem. O colégio sofreu alterações devido à Revolução de 25 de abril de 1974, tendo o alvará do colégio sido cancelado em 1975. O Complexo Andaluz veio a ser adquirido pelo Estado, que instalou o ensino público, que funcionou até à criação do Instituto Politécnico de Santarém e das Escolas Superiores de Educação e de Gestão, que herdaram os espaços do antigo Colégio Andaluz (Manique, 1999).

politecnico-santarem-1024x492.jpg

Referências

​

Manique, A. P. (1999). Luiza Andaluz, Pedagogia e Benemerência nos Contornos de uma Vida. lnstituto Politécnico de Santarém.

bottom of page