top of page
WhatsApp Image 2022-01-23 at 22.37.49.jpeg

O Feijoeiro Mágico

Duração: Aproximadamente 15 minutos

Público-alvo: 1.º CEB (3.º ou 4.º anos)

Tipo de atividade: Circuito ecológico: “O feijoeiro mágico"

Recursos:

- Palhinhas de papel;

- Feijão;

- Caixa de papelão para guardar a lembrança;

- Folhas secas das árvores;

- Rochas de jardim;

- 2 mesas;

- Modelo de “Quantos Queres”

- Cartões de avaliação da atividade;

- Caneta/lápis.

Objetivos:

- Consciencializar os mais novos para os impactos negativos que as alterações do clima têm para o planeta;

- Fomentar as interações positivas entre os elementos do grupo;

- Compreender a importância de alterar comportamentos em prol do ambiente e da preservação da biodiversidade.

Preparação da Atividade:

É feita uma breve apresentação dos animadores do grupo. Posteriormente, um dos três animadores procede a uma breve introdução da atividade através da partilha do conto infantil “João e o pé feijão” dos Irmãos Grimm (ASA). Nesse seguimento, pergunta-se ao grupo se sabe o que são as Alterações Climáticas e que consequências podem ter para o nosso planeta, fazendo algumas perguntas apresentadas abaixo em “Descrição da Atividade”. Outro dos animadores explica que devido às alterações climáticas tem havido imensas catástrofes naturais nomeadamente cheias, subida do nível da água do mar, aumento de temperatura, seca, entre outros, e que, uma dessas catástrofes aconteceu exatamente no “Largo dos Gigantes”, nomeadamente o aumento de temperatura e seca, levando ao desaparecimento do feijoeiro mágico do João. Pergunta-se aos participantes se gostariam de ajudar o João de forma a poder ter um novo feijoeiro mágico, uma vez que somente uma equipa de amigos do ambiente o pode fazer.

Enquanto isso, um outro animador prepara o espaço de jogo, composto por um percurso com um início e fim limitados por duas mesas (mesas estas fornecidas pelo IPS). Na mesa do ponto de partida, são colocadas algumas folhas secas, rochas e alguns feijões espalhados. Na mesa do ponto de chegada é colocado um copo. O 3º animador explica como se procede ao jogo enquanto fornece uma palhinha a cada participante e prepara o cronómetro de jogo. [Duração aproximada de 10 min para a apresentação da equipa (1min), apresentação breve do conto (4 min), conversa com o grupo sobre alterações do clima (3 min) e explicação do jogo (2 min)].

O jogo realiza-se durante 3 min, período este estipulado para ser cronometrado.

Descrição da atividade:

1ª parte: Breve apresentação dos elementos

2ª parte: Apresentação do conto “João e o pé de feijão”

3ª parte: Conversa sobre alterações do clima

- Sabem o que são as alterações do clima?

- Porque acontecem?

- O que podem causar?

4ª parte: Jogo contrarrelógio

Na área de jogo é possível ver duas mesas dispostas a uma distância curta uma da outra. Numa delas, estarão espalhados pelo tampo alguns feijões, folhas e rochas (como referido anteriormente). O grupo de participantes encontra-se junto dessa mesa. É entregue a cada participante uma palhinha de papel.

As regras são simples: colocar a palhinha na boca e aspirar um feijão, transportando-o para a outra mesa e colocando-o no copo. O objetivo é que em grupo (um de cada vez e dentro do tempo estipulado) consiga levar a máxima quantidade de feijões de uma mesa para a outra.

Lembranças

Será feito um “Quantos Queres” com as espécies da respetiva paragem com fotos incluídas e no interior curiosidades sobre as respetivas espécies.

bottom of page