top of page
IMG_20211019_102833.jpg

Detetives do Ambiente

Duração: Aproximadamente 15 minutos

Público-alvo: 1.º CEB (3.º ou 4.º anos)

Tipo de atividade: Circuito ecológico: Exploração de Texturas.

Recursos:

- Folhas

- Lápis

- Resma de Folhas Brancas

- Folhas das árvores

- Lupas (de um orientador)

- Possíveis locais para proporcionar uma superfície para os participantes fazerem as texturas (mesas)

- 2 cartolinas para a atividade de avaliação

 

Objetivos:

- Estimular o sentido de observação de elementos naturais;

- Consciencializar para a importância da biodiversidade (elementos vegetais).

Preparação da atividade:

Esta paragem envolve a dinamização de duas atividades, uma denominada de Decalque e outra denominada Mistério.

Começa-se pela apresentação dos dinamizadores, uma breve explicação do que vai acontecer, vamos dar a conhecer três espécies de árvores, o Plátano, a Figueira e o Lódão, referindo conceitos sobre as mesmas, como por exemplo explicar o que é uma árvore autóctone, e quais os objetivos da atividade, descritos acima. Na primeira atividade propomos uma brincadeira com as texturas, já na segunda atividade propomos um momento de detetives, ou seja, teríamos uma folha escolhida das três árvores, como por exemplo uma folha do Lódão, para que as crianças possam investigar, utilizando as lupas, para descobrirem a qual árvore pertence. Após as atividades há a entrega de lembranças e a despedida da paragem.

Descrição da atividade:

1. Decalque 

- Para que os participantes tenham conhecimento mais pormenorizado da flora existente nesta paragem do circuito ecológico, propomos um trabalho sobre as texturas.

- Para fazer o decalque da textura, coloca-se uma folha de papel sobre a folha da árvore. Passa-se um lápis sobre o papel, pressionando consoante o efeito desejado (mais pressão para se perceber melhor as texturas). Com esta atividade os participantes irão conhecer todas as caraterísticas das árvores escolhidas pelos dinamizadores, o Plátano, a Figueira e o Lódão.

2. Mistério

- Além do decalque, propomos também um momento de detetives, para as crianças poderem utilizar o conhecimento que adquirido ao longo da atividade da textura.

- Com uma folha escolhida das árvores referidas na atividade anterior, deixamos os participantes observarem o elemento com atenção utilizando lupas, para então descobrirem a que árvore pertence. Os orientadores têm então um breve momento para referir algumas curiosidades, incluindo conceitos importantes relacionados ao tema, em relação às árvores, como por exemplo: em relação à Figueira, cada figo tem as suas abelhas polinizadoras, a madeira de Lódão é usada na produção dos jogos tradicionais (por exemplo: jogo-do-pau), e em relação ao Plátano, esta árvore é plantada nas cidades pois ajuda na redução da poluição.

Lembrança

Recorte em cartolina do formato das folhas pertencentes às árvores que existem junto da paragem e referidas nas atividades, onde estarão escritas algumas curiosidades. Assim, os participantes podem mostrar aos pais o que fizeram nas atividades.

bottom of page