Moldar a Natureza
Duração: Aproximadamente 15 minutos
Público-alvo: 1.º CEB (3.º ou 4.º anos)
Tipo de atividade: Circuito ecológico: “Moldar a natureza".
Recursos:
- Pasta de moldar
- Objetos (ramos, rochas, folhas…)
- Exemplo de um molde personalizado
- Caixas individuais (folhas de jornal/revista)
Objetivos:
- Desenvolver o gosto pela natureza;
- Sensibilizar para a preservação da natureza e conservação da biodiversidade;
- Conhecer algumas características das folhas das árvores e arbustos;
- Distinguir árvores de arbustos.
Preparação da atividade:
Para a concretização desta atividade revela-se necessário conhecer o espaço da paragem “à descoberta” para identificar previamente as espécies de árvores e arbustos existentes no local, escolher um exemplar de cada e pesquisar sobre as suas características.
A preparação do molde requer a sua aquisição prévia para a sua disponibilização aos participantes, bem como a testagem dos elementos naturais passíveis de incluir nesse registo por molde.
Deve-se ainda proceder à elaboração de pequenas caixas que, posteriormente, servirão para as crianças levarem o seu molde para casa. Para a confeção das caixas será reutilizado papel.
No dia da atividade serão colocadas mesas no local para se poderem colocar os moldes que vão funcionar como exemplo, tal como todos os materiais necessários para a realização da atividade.
Descrição da atividade:
Esta dinâmica consiste na elaboração de moldes personalizados, que poderão relacionar com a existência de fósseis na natureza que consistem em vestígios de animais ou vegetais que se encontram em depósitos sedimentares da crosta terrestre e permitem ter informações muito importantes para a reconstituição da História da Terra.
Para realizar a atividade será utilizada pasta de moldar juntamente com objetos naturais, como por exemplo ramos e folhas, de forma a criar um molde personalizado. Numa primeira fase, mostram-se exemplos de moldes previamente criados como forma de inspiração e para que as crianças consigam visualizar, de forma clara, o possível resultado final do seu molde. De seguida, pede-se para escolher um objeto presente no local da atividade, podendo também escolher um dos objetos que iremos levar como exemplos.
Por último, será entregue a cada participante uma caixa individual para que possam levar o molde já feito.
Lembrança
A lembrança da atividade seria o próprio molde que os participantes criaram durante a atividade.