A
Acuminado (Acuminatus). Que termina em acúmen (v), (extremidade aguda e ligeiramente curva).
Alterno (Alternus) - Alternas. Diz-se de folhas ou outros órgãos inseridos ao longo de um eixo, um em cada nó.
Amentilho (Amentum). Espiga alongada, pendente, deiscente, de flores unissexuadas, nuas ou com perianto sepalóide, geralmente bracteadas.
Androceu (Androecium). Conjunto dos estames.
Apical (apicalis). Localizado na parte do órgão oposta à sua inserção; que pertence ao ponto distal de qualquer órgão.
Ápice (Apex). Local de qualquer órgão que se opõe ao seu ponto de inserção; ponto terminal ou vértice.
Apocárpico (Apocarpos). Diz-se da flor, do fruto, etc., que têm origem em vários carpelos independentes entre si.
Apocarpo (Apocarpium). Fruto formado pelo conjunto de vários frutos parciais, cada um resultante de um carpelo independente, mas todos de uma só flor. O apocarpo pode ser formado por aquénios (Ranunculus, Fragaria), por drupas (Rubus), por folículos (Paeonia), etc. = fruto apocárpico.
Aquénio (Achaenium). Fruto seco, indeiscente e monospérmico no qual o pericarpo não adere à semente.
C
Caducifólio (Caducifolius). Diz-se das árvores ou arbustos que perdem as folhas na estação desfavorável.
Carpelo (Carpellum). Cada uma das unidades que compõem o gineceu, correspondendo cada uma a uma só folha transformada.
Cladódio (Cladodium). Caule achatado ou laminar especialmente adaptado à função fotossintética, mas que retém a sua função de caule nele se inserindo por vezes ramos, folhas reduzidas e flores.
Coriáceo (coriaceus). Firme e um pouco espesso; com consistência semelhante à do couro; aplica-se especialmente a folhas.
Corimbo (Corymbus). Inflorescência racemosa em que as flores se situam ± ao mesmo nível devido ao comprimento gradualmente inferior dos pedicelos ao longo do eixo.
Corola (Corolla). Conjunto das pétalas, livres ou unidas.
Crespo (crispus). I – Irregularmente encaracolado ou ondulado, como alguns pelos. II – Diz-se da margem de órgãos laminares irregularmente recortada e apertadamente ondulado-plissada. = encrespado.
D
Dióico (dioecius; dioicus). Diz-se da planta ou taxon com flores unissexuadas, masculinas e femininas, em indivíduos diferentes.
Drupa (Drupa). Fruto carnudo e indeiscente com uma (ou mais) semente(s), incluída(s) num só caroço lenhoso ou ósseo (ou cada semente em seu caroço independente).
E
Elíptico (ellipticus). Diz-se da estrutura plana, simétrica, oblonga, limitada por linhas curvas que estreita para as duas extremidades.
Entomófilo (entomophilus). Diz-se da flor polinizada por insetos.
Estame (Stamen). Órgão da flor onde se produz o pólen.
Estilete (Stylus). Parte(s) ± delgada(s) do carpelo ou pistilo compreendida(s) entre o ovário e o(s) estigma(s).
Estrobiliforme (strobiliformis; strobilaceus; strobilinus). Em forma de estróbilo, como algumas inflorescências cujas brácteas imbricadas formam um conjunto semelhante a uma pinha ou cone.
F
Fanerogâmicos. Que tem os órgãos sexuais aparentes, visíveis.
Foliáceo (foliaceus). Semelhante a folha. Aplica-se a sépalas, lobos do cálice e brácteas com textura, forma e cor semelhantes a folhas.
Folíolo (Foliolum). Cada um dos limbos parciais da folha composta ou recomposta.
G
Galha (Galla). Cecídia (v) de forma esférica ou quase, frequente em algumas espécies de Quercus, designada vulgarmente por bugalho.
Globoso (globosus). Diz-se do corpo sólido ± isodiamétrico.
H
Hermafrodita (hermaphroditus; bisexualis). Diz-se da flor que possui estames e carpelos funcionais ou da planta que possui flores funcionais com ambos os sexos.
L
Lanceolado (lanceolatus). Em forma de ponta de lança. Aplica-se a órgãos laminares com o comprimento cerca de três vezes a largura, que estreitam para ambas as extremidades agudas ou subagudas; O termo é aqui utilizado na aceção anglo-saxónica; na aceção de Lineu deverá hoje utilizar-se o termo elíptico.
Lenhoso (lignosus). Que pertence ao lenho ou está lenhificado; que tem a consistência da madeira.
Lobado (lobatus). Que está dividido em lobos, ou seja, partições que não atingem o meio do limbo (ou do semilimbo se se trata de folha peninérvea).
Lustroso (lucidus). Que tem a superfície lisa e lustrosa, quer glabra, quer coberta de pelos densos e aplicados (acetinados).
M
Macrosporófilo (Macrosporophyllum). Esporófilo que produz macrosporângios.
Microsporófilo (Microsporophyllum). Esporófilo (v) que produz microsporângios.
Monóico (monoccius; monoicus). Diz-se do taxon com flores unissexuadas, masculinas e femininas, no mesmo indivíduo.
O
Oblongo (oblongus). Em forma de elipse alongada, com o eixo maior três a seis vezes mais comprido que o menor.
Obovado (obovatus). De forma ovada invertida, com a parte distal mais alargada. Aplica-se a estruturas planas.
Opérculo (Opcrculum). I – Pequena tampa destacável, geralmente presente em frutos. II – Peça que resulta da concrescência das pétalas em Eucalyptus e que se destaca como um todo. III – Parte terminal e móvel das ascídias (v) de algumas plantas carnívoras (Nepenthes; Utricularia; etc). IV – Peça da cápsula das Bryophyta.
Ovado (ovatus). Diz-se dos órgãos laminares com a forma da secção longitudinal de um ovo, ou seja, com base larga e arredondada, lados curvos convergentes para o ápice que pode ser obtuso ou agudo e o comprimento um tanto maior do que a largura.
P
Palmatilobado (palmatilobus). Com nervação palmada e limbo lobado.
Peciolado (petiolatus). Provido de pecíolo; oposto a séssil.
Pecíolo (Petiolus). Porção ± alongada da folha, reduzida, ou quase, ao feixe vascular principal, que une o limbo à bainha ou diretamente ao eixo.
Pedicelo (Pedicellus). O eixo de suporte da flor.
Pedúnculo (Pedunculus). Eixo da inflorescência simples ou da composta.
Peninérveo (penninervius; penninervis). Com uma nervura mediana claramente mais espessa inserindo-se de um e outro lado destas nervuras secundárias ± paralelas entre si.
Perianto (Perianthium). Conjunto das peças florais que rodeiam os órgãos sexuais da flor.
Piriforme (piriformis; pyriformis). Em forma de pera.
Pistilo (Pistillum). Conjunto do ovário, estilete e estigma quer de um só carpelo, quer resultante da fusão de dois ou mais carpelos.
Pubescente - Pubescência (Pubescentia). Indumento de pelos fracos e densos.
Q
Radícula (Radicula). A parte inferior do eixo do embrião a qual origina a raiz primária da planta.
Recetáculo (Receptaculum). I – Parte superior e ± alargada do eixo onde se inserem as peças florais. II – Parte terminal e mais alargada do pedúnculo onde se inserem as flores do capítulo ou os raios da umbela.
Ritidoma (Rhytidoma). Parte da casca das árvores e arbustos, formada por tecidos mortos, ± rugosa e fendida e que se destaca de formas diversas. = casca seca.
Roseta (Rosula). Conjunto de folhas inseridas em entrenós muito aproximados resultando numa disposição radial; são muitas vezes basais, ou seja, dispõe-se na base do caule da planta.
S
Sâmara. Fruto apocárpico de pericarpo prolongado em asa membranosa.
Sépala (Sepalum). Cada uma das peças que formam o cálice, completamente livres ou ± concrescentes. No último caso, as partes livres designam-se por lobos (v) ou segmentos (v) do cálice, conforme o seu comprimento relativamente à porção fundida.
T
Toiça (Caudex). Base lenhosa e perene junto ao colo da raiz de algumas plantas vivazes que produz todos os anos os novos caules; pode ser hipógea (v), ao nível do solo ou acima deste.
Tomentoso (tomentosus). Coberto de tomento. (indumento de pelos espessos, curtos, enrolados sobre si próprios, cobrindo uniformemente uma superfície).
Tri- (tri-). Prefixo de origem latina que indica que um órgão ou uma estrutura se encontra repetido três vezes; trinérveo (V. -nérveo).
U
Unissexuado; unissexual (unisexualis). Que tem um só sexo; diz-se da flor que só tem estames ou só carpelos.
V
Variegado (variegatus). Com manchas de cores diversas irregularmente dispostas.