Incentivar o Futuro
Duração: De 15 a 20 minutos
Público-alvo: 1.º CEB (3.º ou 4.º anos)
Tipo de atividade: Circuito ecológico: Dinâmica de grupo “INCENTIVAR O FUTURO”, quebra-gelo ou fortalecimento de equipa.
Recursos:
- Imagens que representam as espécies em causa (oliveira, olaia e gilbardeira);
- Papel rijo/cartão com as figuras dos frutos;
- Saco para colocar os cartões com os frutos.
Objetivos:
- Conhecer alguma da biodiversidade vegetal existente na respetiva paragem;
- Compreender a importância da preservação da biodiversidade;
- Conhecer melhor o colega.
Preparação da atividade:
A. Identificar e caracterizar previamente três espécies vegetais existentes na paragem.
B. Preparar cartões com figuras de frutos para formar pares.
Descrição da atividade:
A. A exploração do local inicia com uma pequena interação durante a qual se pergunta ao grupo de participantes se conhecem alguma das seguintes espécies vegetais: Por exemplo: a oliveira, a gilbardeira e a olaia. Caso alguns participantes refiram que sim é pedido para tentar encontrar naquele local onde se encontram (por exemplo, a olaia e a oliveira). Se tiverem dificuldades em encontrar, os dinamizadores mostram figuras que representam as espécies em causa e desafiam a procurar na área onde poderá estar. Uma vez encontrado um exemplar de cada espécie, perguntar aos participantes se sabem algumas informações sobre alguma dessas espécies. Em função das respostas os dinamizadores apresentarão uma curiosidade sobre cada uma das espécies, realçando a sua importância nos ecossistemas, bem como o seu interesse a nível económico e agrícola, sendo muito importante preservar a biodiversidade vegetal existente para manter o equilíbrio do nosso planeta.
B. Iniciar a dinâmica dando as boas-vindas ao grupo. Cada participante retira um cartão aleatoriamente do interior de um saco.
1. Ver o fruto do cartão e juntar-se à pessoa que possui um cartão igual ao seu. Os dinamizadores poderão aproveitar para referir que esses frutos são de espécies vegetais que existem no campus.
2. Sentar-se e relaxar, ouvindo os sons da natureza e observar a biodiversidade que os rodeia, podendo interagir no sentido de mencionar o que mais está a gostar de ver à sua volta e porquê.
3. Conhecer melhor o seu par de forma a conseguir apresentá-lo respondendo às seguintes questões:
- Como se chama? O que mais gosta de fazer?
- Se fosse um animal qual seria?
- Se fosse uma árvore das que viu hoje, qual seria?
- Se pudesse mudar uma coisa em si o que mudaria?
- O que faria para ajudar o ambiente?
Lembrança
Como lembrança ensinamos a fazer um origami de um pássaro em papel.