Nome científico: Quercus faginea Lam.
Nome(s) Comum(uns):
· Carvalho-cerquinho
· Carvalho-português
· Cerquinho
Autor/Data: Lam.
Origem: Península Ibérica, Sudeste de França, Marrocos e Argélia.
Classificação Científica:
· Reino: Plantae
· Subdivisão: Magnoliophytina (Angiospermae)
· Classe: Magnoliopsida
· Ordem: Fagales
. Família: Fagaceae
· Género: Quercus
· Espécie: Quercus faginea
Características gerais da espécie:
· Dimensões: é uma árvore até 25 m de altura, com casca cinzenta, reticulada a fendida e copa ampla.
· Folha: são marcescentes, subcoriáceas, de oblongas a obovadas, crenado-dentadas a lobadas, com as margens enrolando ligeiramente para dentro. A página inferior das folhas possui uma pilosidade relativamente esparsa permitindo ver as nervuras terciárias.
· Flores: as flores masculinas estão dispostas em amentilhos ciliados.
· Polinização: entomófila.
· Época de floração: abril-maio.
· Fruto: o fruto é uma glande com 15 a 33 mm, oblonga, com uma cúpula de escamas ovado-triangulares, aplicadas e com pilosidade densa.
· Maturação do fruto: setembro-outubro.
· Ecologia (habitat): Habita preferencialmente desde os 0 aos 1200m. Espécie de média luz. Necessita de humidade. Suporta temperaturas mínimas invernais até -12ºC. É uma espécie restauradora de solos, regulando as correntes e infiltrações da precipitação. As florestas de cerquinho constituem um habitat ideal para inúmeras espécies animais, desde aracnídeos e insetos, até anfíbios, aves como o gaio e mamíferos como veados ou o lince-ibérico. É restauradora de solos, regulando as correntes e infiltrações da precipitação.
Estatuto de Conservação: LC pouco preocupante.
Curiosidades:
· A utilização de carvalho-cerquinho para a construção de naus e caravelas durante a época dos descobrimentos levou ao seu decréscimo. A sua madeira, de alta qualidade, é ainda utilizada para a construção e a lenha, bem como para curtir peles.
· Os bosques bem conservados de carvalho-cerquinho são um habitat protegido.
· Como árvore individual é muito abundante em todo o centro e sul de Portugal.
· Os carvalhos, das várias espécies, são particularmente sensíveis à formação de bugalhos, sendo os mais comuns causados por insetos himenópteros, o grupo das abelhas, vespas e formigas. Um dos principais insetos envolvidos na formação de bugalhos é a vespa das galhas, da espécie Cynips tozae.
· Os bugalhos são galhas, mais corretamente cecídias, isto é, neoplasias vegetais (novas multiplicações celulares) que se formam como resposta à picada de insetos.
Comments