top of page
Foto do escritorTurma EATN 19/22

Cipreste


Nome Científico: Cupressus sp.


Nome(s) Comum (ns):

· Cipreste-dos-cemitérios

· Cipreste-comum

· Cipreste-de-Itália

· Cipreste


Autor/data:


Origem: É uma espécie exótica (introduzida pelo homem, ou seja, uma espécie fora da sua área de distribuição). A origem desta espécie é a Europa e Ásia, é nativa da região mediterrânea oriental (montanhas semiáridas do Médio Oriente, Turquia, Cáucaso e Ilhas Gregas).


Classificação Científica:

· Reino: Plantae

· Subdivisão: Coniferophytina

· Classe: Pinatae

· Ordem: Pinales

· Família: Cupressaceae

· Género: Cupressus

· Espécie:


Características gerais da espécie:

· Apresenta um porte arbóreo e pode ser uma árvore monóica (com flores masculinas e femininas no mesmo indivíduo) consoante a espécie. O seu tronco é geralmente fibroso, apresentando uma cor alaranjada ou acastanhada. A maior parte destas espécies é resinosa e algumas são consideradas aromáticas.

· Apresenta uma grande amplitude térmica e baixa disponibilidade hídrica, com grande adaptação nomeadamente, a floresta temperada de coníferas, bosques e matos em encostas rochosos e ravinas.

· As folhas são persistentes (persiste para além da sua duração funcional, ou seja, que dura muito tempo), verde-escuras, reduzidas a pequenas escamas (escamiformes) com uma pequena glândula resinífera no dorso, agudas, imbricadas, opostas, rígidas e aplicadas no ápice.

. Os cones masculinos são ovóides, sendo produzidos em grande número, cada um na terminação de um raminho. Os cones femininos encontram-se na mesma planta, e são elipsóides ou subglobosos, no início de cor verde, passando a cinzento-amarelado e lustrosos, tornando-se lenhosos.

· Tipo de fruto: gálbula.

· Relativamente ao máximo crescimento médio anual em altura é de 5 e 15 anos e em diâmetro entre os 15 e 25 anos.


Estatuto de Conservação: LC, pouco preocupante.


Curiosidades:

· Esta espécie é conhecida vulgarmente em Portugal, por cipreste-dos-cemitérios, sendo uma árvore normalmente utilizada na arborização destes locais, por possuir uma raiz vertical (aprumada), não interferindo com as campas, e pelo seu fuste indicar o caminho para o céu. Atualmente, é utilizada como árvore ornamental.

. Do ponto de vista económico, a madeira é a única fonte de rendimento que esta espécie proporciona e a respetiva boa qualidade compensa o crescimento lento.

 


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Limoeiro

Palmeira

Cerejeira

Comments


bottom of page