Nome Científico: Celtis australis L.
Nome (s) Comum (ns): Lódão-bastardo, agreira, lódão.
Autor/data: L.
Origem: Autóctone (planta que ocorre naturalmente neste território, ou seja, em Portugal Continental). É originaria de Sul da Europa, Oeste da Ásia e Norte de África. Amplamente difundido por toda a Península Ibérica, sobretudo no este e sul.
Classificação Científica:
· Reino: Plantae
· Subdivisão: Magnoliophytina (Angiospermae)
· Classe: Magnoliopsida
· Ordem: Rosales
· Família: Cannabaceae (atual); Ulmaceae (anterior)
· Género: Celtis
· Espécie: Celtis australis
Características gerais da espécie:
· Espécie de árvore caducifólia que pode atingir os 30 m de altura, com ramos finos e eretos, a casca do tronco é lisa e cinzenta.
· Folhas verdes, alternas e pecioladas, assimétricas e trinérveas na base, são ásperas na página superior e têm pêlos curtos na página inferior.
· Flores com 5 peças de cor amarela-esverdeada, solitárias, ou raramente em grupos de 2 a 3, surgem nas axilas dos ramos, na extremidade de longos pedicelos (8 a 15 cm).
· Fruto drupa globosa, longamente pedicelada (até 4 cm), com cerca de 1 cm de diâmetro. A drupa começa por ser verde e fica quase negra, com o interior amarelo, quando madura.
· Espécie espontânea em barrancos, vales encaixados ou leitos de cheia, sobre solos frescos e profundos ou afloramentos rochosos fissurados.
Estatuto de Conservação:
Curiosidades:
· A madeira de lódão é usada na produção de lenha e carvão de boa qualidade e cestaria, mas também pode ser usada nos jogos tradicionais, por exemplo, jogo-do-pau. O caule e a raiz para tingir seda, pois possuem um pigmento amarelo. Os seus frutos (pequenas drupas) são comestíveis, sendo muito apreciados pelas aves.
Comments