top of page
Foto do escritorTurma EATN 19/22

Lódão-bastardo

Nome Científico: Celtis australis L.


Nome (s) Comum (ns): Lódão-bastardo, agreira, lódão.


Autor/data: L.


Origem: Autóctone (planta que ocorre naturalmente neste território, ou seja, em Portugal Continental). É originaria de Sul da Europa, Oeste da Ásia e Norte de África. Amplamente difundido por toda a Península Ibérica, sobretudo no este e sul.


Classificação Científica:

· Reino: Plantae

· Subdivisão: Magnoliophytina (Angiospermae)

· Classe: Magnoliopsida

· Ordem: Rosales

· Família: Cannabaceae (atual); Ulmaceae (anterior)

· Género: Celtis

· Espécie: Celtis australis


Características gerais da espécie:

· Espécie de árvore caducifólia que pode atingir os 30 m de altura, com ramos finos e eretos, a casca do tronco é lisa e cinzenta.

· Folhas verdes, alternas e pecioladas, assimétricas e trinérveas na base, são ásperas na página superior e têm pêlos curtos na página inferior.

· Flores com 5 peças de cor amarela-esverdeada, solitárias, ou raramente em grupos de 2 a 3, surgem nas axilas dos ramos, na extremidade de longos pedicelos (8 a 15 cm).

· Fruto drupa globosa, longamente pedicelada (até 4 cm), com cerca de 1 cm de diâmetro. A drupa começa por ser verde e fica quase negra, com o interior amarelo, quando madura.

· Espécie espontânea em barrancos, vales encaixados ou leitos de cheia, sobre solos frescos e profundos ou afloramentos rochosos fissurados.


Estatuto de Conservação:


Curiosidades:

· A madeira de lódão é usada na produção de lenha e carvão de boa qualidade e cestaria, mas também pode ser usada nos jogos tradicionais, por exemplo, jogo-do-pau. O caule e a raiz para tingir seda, pois possuem um pigmento amarelo. Os seus frutos (pequenas drupas) são comestíveis, sendo muito apreciados pelas aves.


 



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Limoeiro

Palmeira

Cerejeira

Comments


bottom of page