Nome Científico: Platanus hispanica Mill. ex Münchh.
Nome (s) Comum (ns):
· Plátano
· Plátano-híbrido
Autor/data: Mill. ex Münchh.
Origem: Estas espécies estendem-se pela Europa, da Ibéria à Grécia e até à Pérsia, alcançando ao Norte as colónias Britânicas, cruzando pelo caminho o centro do continente.
Classificação Científica
· Reino: Plantae
· Subdivisão: Magnoliophytina (Angiospermae)
· Classe: Magnoliopsida
· Ordem: Proteales
· Família: Platanaceae
· Género: Platanus
· Espécie: Platanus hispanica
Caraterísticas gerais da espécie:
· Aprecia a luz e requer solos ligeiros, férteis, profundos (dá-se mal em solos superficiais) e com certa humidade.
· É resistente ao ataque de insetos e suporta bem as atmosferas contaminadas das cidades. · Embora frutifique abundantemente, as sementes não são com frequência, férteis.
· Os rebentos são vigorosos, geralmente quadrangulares. É uma árvore de porte vigoroso , a que chega a alcançar mais de 30 m de altura. A copa é oval na idade juvenil, tendendo a arredondar com o tempo.
· O tronco é de cor acinzentada, reto e grosso, distinguindo-se pela sua casca, que se desprende em grandes placas, de forma irregular. O sistema radicular é potente e necessita de solos profundos para se desenvolver de forma conveniente. Há citações atuais de árvores que registam idades até 400 anos, com um perímetro de 11 m.
· As novas plantações fazem-se a partir de plântulas. Normalmente, sobrevivem cerca de 60% das plantas. No processo para a sua obtenção, recorre-se habitualmente ao enraizamento por estaca em viveiro.
Estatuto de Conservação: pouco preocupante.
Curiosidades:
· O plátano foi muito propagado por gregos e romanos devido à sombra que proporciona. A denominação “hybrida” indica a sua origem híbrida, procedente do cruzamento do Platanus occidentalis e o Platanus orientalis.
· Fornece um bom combustível e é utilizada como lenha em certas zonas.
Comments